expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Você sabe o que é Poltergeist?





Poltergeist, para os que acreditam em fenômenos sobrenaturais, é uma manifestação fantasmagórica de um espírito desencarnado ou de uma força sobrenatural que provoca inexplicáveis ruídos, movimentos súbitos de objetos e incêndios em roupas e móveis, geralmente em uma casa habitada. Segundo o relato dos que acreditam em tal fenômeno suas manifestações são esporádicas e imprevisíveis, mas voltam a se repetir com a mesma pessoa ou lugar. A crença popular é de que o poltergeist aparece para um determinado membro de uma família, geralmente uma criança ou adolescente, e desaparece quando estranhos estão por perto. A maior parte dos relatos de poltergeist foram feitos por pessoas diagnosticadas com histeria e muitas das atividades atribuídas ao fenômeno foram explicadas como acontecimentos banais, como os "ruídos inexplicáveis" que nada mais eram do que o ranger de tábuas em casas antigas.


É um fenômeno sobrenatural cujo nome de origem alemã significa espírito que causa ruídos. Envolvem situações físicas como chuvas de pedras, movimentação de objetos, aparecimento e desaparecimento de objetos, aparecimento de sons, água e luzes. 



Desde o século XVII se investiga tais fenômenos. Acreditavam que o poltergeist era feitos de bruxaria ou possessão diabólica. Já no século XIX, quando tais crenças declinaram, acreditavam que tais fatos eram provocados com atos bem pensados e trabalhados ou que eram obras de espíritos desencarnados. 

Hoje, os parapsicólogos acreditam que tais fatos acontecem por pessoas vivas com grande faculdade psicogenética que se exaltaria por causa de traumas emocionais e usaria suas forças em objetos. Normalmente, o epicentro ou a pessoa que provoca o fenômeno é adolescente de maioria do sexo feminino que vive em atrito com outra pessoa onde passa por períodos de instabilidade emocional. Geralmente, o poltergeist tem duração limitada e gera dificuldade de apontar o epicentro. 



Há casos famosos na parapsicológica, como o da família Lutz que, em 1976, foi atormentada por entidades inferiores durante os 27 dias que viveram em uma casa na pequena cidade de Amityville, nos Estados Unidos da América, que passaria às telas de cinema com o nome de Horror em Amityville. Um dos integrantes da família, George Lutz afirmou que durante a noite ouvia o ruído de uma banda marcial tocando na sua sala de estar, evento só constatado por ele. Geralmente, o poltergeist deixa de se manifestar em poucas semanas. Diferente das assombrações, que podem ferir seres humanos, o poltergeist tem como objetivo apenas o manifestamento de sua força sobrenatural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário