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segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como surgiu 'as legitimas' havaianas?



Havaianas é uma marca de calçado brasileira de chinelos de borracha produzidas pela Alpargatas. As Havaianas já atingiram sucesso mundial e são vendidas desde o Brasil à Europa passando pela Austrália. Só no Brasil já foram comercializados cerca de 2 bilhões de pares desde a sua introdução em 1962.


A ideia para a marca surgiu das zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lacada e que são usadas com os kimonos. Desde a seu aparecimento, as Havaianas evoluíram dos modelos simples de chinelo de enfiar no dedo, que continuam a ser um sucesso de vendas, para designs mais elaborados com aplicações variadas ou inspirados na bandeira do Brasil. Recentemente foi lançado um modelo que inclui um salto alto.







 Sabe aquelas bolinhas que tem no solado das havaianas? Então. Aquela textura, na verdade, tenta reproduzir pequenos grãos de arroz colados na sandália. Respeito pelos que vieram antes dela que acabou virando identidade e, diria, pequeno luxo do produto.

Apesar de serem chinelos, as havaianas já adquiriram um estatuto que as torna um calçado aceitável mesmo em ocasiões mais elegantes.




O slogan mais conhecido do produto é "As legítimas", uma vez que, devido ao sucesso, muitas outras empresas lançaram produtos semelhantes para concorrer com as Havaianas. Esse slogan começa a ser veiculado em campanha publicitária com Chico Anísio como garoto propaganda.


O sucesso das Havaianas por todo o mundo se dá a partir de 1994, com uma estratégia de marketing bem sucedida, que remodela o produto e redireciona o posicionamento para públicos com maior poder aquisitivo, tornando-se ícone fashion, primeiro no Brasil, e à seguir, mundo afora.





A cada segundo são vendidos três pares de sandálias Havaianas no Brasil. São quase 200 pares por minuto, 12.000 por hora e, nessa progressão, deverão ser 105 milhões neste ano, pelas projeções da São Paulo Alpargatas. A empresa já fabricou e vendeu mais de 2,2 bilhões de pares desde que elas foram lançadas, em 1962. Revistas de moda, como Elle e Cosmopolitan, não cansam de sugerir as tais “flip-flops” às suas leitoras, numa verdadeira febre. O que os americanos acabam de descobrir os brasileiros conhecem há 40 anos como Havaianas. O destaque mais recente aconteceu no início do mês, quando os chinelos chegaram à capa do Wall Street Journal, um dos mais respeitados jornais americanos. “Agora existe uma marca global de sandálias: Havaianas”, disse Carlos Roza, gerente geral de exportações. Ao contrário do que ocorreu no Brasil, onde as Havaianas passaram de um produto das classes D e E para a glória das passarelas, no mercado externo elas já surgem como artigo de luxo. Na Europa, chegam a custar US$ 20 o par. Descontando impostos e frete, ainda assim o preço fica muito acima dos US$ 3 que os chinelos custam, em média, no Brasil. "Elas precisam custar caro, senão as consumidoras da Galeries Lafayette, na França, não compram", diz Roza.

Outros produtos tradicionais usados ainda nos dias de hoje

Fonte: Yahoo! respostas, Wikipédia, It blog

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