expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Porque as árvores atraem descargas elétricas, como raios?



O que boa parte das pessoas sabem é sobre o fator altura que influencia sobre esse assunto.Mas se árvores tem (dependendo da especie) quase o mesmo tamanho de uma casa então porque elas não são atingidas por raios enquanto existe alguma árvore por perto?!
A resposta esta na composição, as arvores contem água e sais minerais, sendo esses elementos dois fortes condutores de eletricidade, o que faz com que o raio seja atraído pela arvore e não pela casa. 
Acontece que se você colocar uma vara de madeira enorme mais alta que a arvore e um raio cair, cairá na arvore e nunca em um material isolante como no caso é a madeira até por causa de composição da arvore como foi dito acima. Mas se no lugar onde estão caindo raios não existir alguma arvore então ela procurara o material mais alto que estiver por perto, porque raios procuram o caminho mais rápido para se chegar ao chão, no caso o mais alto, como em prédios onde se deve ter sempre pára raios para protege-los, já que arvores são protetores naturais nesse aspecto.
Se você estiver em uma praia ou então em um lugar descampado o correto seria deitar-se para não servir de 'ponta' para o raio, assim o solo sendo melhor para minimizar a energia da descarga.Os raios são atraídos para o solo, sendo raios pontos negativos e o solo ponto positivo.




 Referencia: Yahoo!Respostas

2 comentários:

  1. NO ARTIGO ACIMA É DITO QUE AS ARVORES ATRAEM OS RAIOS PELA SUA COMPOSIÇÃO, AGUA E SAIS MINERAIS, ENTÃO O QUE PODE SER DITO, SOBRE ARVORES SECAS QUE TAMBÉM ATRAI RAIOS MESMO ESTANO PERTO DE CASAS...

    ResponderExcluir
  2. N só pela sua composição que seria a água e sais minerais, mas tbm por ser um elemento natural alto e seu tamanho fazendo com que seus galhos atraiam mais fácil os raios sendo um condutor e para raios natural

    ResponderExcluir