sábado, 26 de maio de 2012
Poder Bipolar
Antes da queda da URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) existia o mundo bipolar, isso quer dizer que o mundo era comandado por dois lados, duas potencias mundiais. De um lado a ideologia socialista da União Soviética, e do outro o poderio capitalista dos Estados Unidos, sendo os dois lados apoiados por outras nação que se identificavam com os respectivos sistemas.
O capitalismo contemporâneo começou com a revolução industrial e com o capitalismo industrial, surgindo máquinas modernas como à vapor, adquirindo lucros a burguesia, também chamada de burguesia industrial que cabia a maior parte dos lucros enquanto seus trabalhadores continuavam pobres. Fazendo assim com que comprassem o trabalho do homem por meio do salario. Foram atrás de matéria-prima e mão-de-obra barata principalmente na Asia e Africa, instalando colônias afim de comandar algumas regiões.
Com o socialismo na Russia, antes era uma nação capitalista e feudal donde o povo não participava da vida politica e vivia em condições miseráveis. Essa situação fez com que o povo se revoltasse com o apoio de ideias socialista elaborados por nomes de Karl marx, Friedrich Engels e outros. Tem base na socialização por meios de produção, bem de consumo a todos e a extinção da sociedade em classes econômicas com uma boa distribuição de renda dependendo da quantidade e qualidade do trabalho, não existindo propriedades privadas ou particulares em meio de produção, economia controlado pelo estado.
O conflito entre esses dois tipos de sistema politico-econômico se deu logo após o final da Segunda Guerra Mundial com a Guerra Fria. O nome designa por não terem tido uma conflito direto, armamentista entre as oposições partidárias desses grupos.
Começou com a declaração de que o atual presidente estadunidense da época (1947) Harry Truman, iria fornecer ajuda militar ao governo grego contra guerrilhas socialistas para conter o avanço da influência socialista. A partir desse momento acirrou-se uma disputa entre essas superpotências sempre querendo ultrapassar um ao outro, pondo em risco todo o globo com seus arsenais nucleares, como a bomba atômica e bombas de hidrogênio.
Assista
'Os Edukadores'
Para entender um pouco desses sistemas maníacos que acabam com a convivência do planeta.
O filme não trata sobre esses dois assunto diretamente, mas trata de protestar as diferenças sociais e o capitalismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário