expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Porque as árvores atraem descargas elétricas, como raios?



O que boa parte das pessoas sabem é sobre o fator altura que influencia sobre esse assunto.Mas se árvores tem (dependendo da especie) quase o mesmo tamanho de uma casa então porque elas não são atingidas por raios enquanto existe alguma árvore por perto?!
A resposta esta na composição, as arvores contem água e sais minerais, sendo esses elementos dois fortes condutores de eletricidade, o que faz com que o raio seja atraído pela arvore e não pela casa. 
Acontece que se você colocar uma vara de madeira enorme mais alta que a arvore e um raio cair, cairá na arvore e nunca em um material isolante como no caso é a madeira até por causa de composição da arvore como foi dito acima. Mas se no lugar onde estão caindo raios não existir alguma arvore então ela procurara o material mais alto que estiver por perto, porque raios procuram o caminho mais rápido para se chegar ao chão, no caso o mais alto, como em prédios onde se deve ter sempre pára raios para protege-los, já que arvores são protetores naturais nesse aspecto.
Se você estiver em uma praia ou então em um lugar descampado o correto seria deitar-se para não servir de 'ponta' para o raio, assim o solo sendo melhor para minimizar a energia da descarga.Os raios são atraídos para o solo, sendo raios pontos negativos e o solo ponto positivo.




 Referencia: Yahoo!Respostas

20 comentários:

  1. NO ARTIGO ACIMA É DITO QUE AS ARVORES ATRAEM OS RAIOS PELA SUA COMPOSIÇÃO, AGUA E SAIS MINERAIS, ENTÃO O QUE PODE SER DITO, SOBRE ARVORES SECAS QUE TAMBÉM ATRAI RAIOS MESMO ESTANO PERTO DE CASAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais a Árvore seca ainda tem sais minerais(como vocÊ leu ele e um elemento forte condutor da eletricidade),sÒ não tem a água entendeu ? espero que tenha o ajudado,(eu não tenho 100 por cento de certeza ,mas tenho pelo menos 49 por cento)boa tarde ou boa noite ou bom dia

      Excluir
  2. N só pela sua composição que seria a água e sais minerais, mas tbm por ser um elemento natural alto e seu tamanho fazendo com que seus galhos atraiam mais fácil os raios sendo um condutor e para raios natural

    ResponderExcluir
  3. então é bom ter uma arvore perto de casa ou é ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi em uma reportagem que funciona como para raio natural pra não cair nas casas,método usado pelos antigos,segundo eles.

      Excluir
  4. Eu gostaria de saber se uma ripa de madeira no colocada no chão se protege de raios ?

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber se uma ripa de madeira no colocada no chão se protege de raios ?

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tenho dois ciprestes no meu jardim e minha casa fica no topo de um morro. Gosto muito deles, mas estou pensando em corta-los pelo risco de raios. Vocês acham que meu temos tem sentido? Eu deveria mesmo cortar as duas árvores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc cortar ao invés do raio atingir a árvore, ele poderá atingir a sua casa.

      Excluir
  7. Água não conduz eletricidade, água + sal, sim

    ResponderExcluir
  8. Tenho um pé de coqueiro no quintal próximo a cozinha, deveria cortar?

    ResponderExcluir
  9. Na minha casa tem um pé enorme de manga , a mangueira é dentro da varanda e que cobre quase em cima da casa toda . É perigoso raios?

    ResponderExcluir
  10. Tenho no quintal de casa um coqueiro devo cortalo

    ResponderExcluir
  11. As árvores não atraem raios. Existe uma maior probabilidade dos raios caírem em árvores por causa de um fenômeno chamado "Poder das Pontas". Objetos pontiagudos têm uma tendência maior de receber descargas atmosféricas, por isso, uma árvore com galhos tem uma tendência maior de receber uma descarga atmosférica. E é por isso que não se deve ficar em baixo de árvores durante as tempestades.

    ResponderExcluir