expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 6 de julho de 2014

Voltando pra vida blogueira, talvez?


     Fazia um tempo na verdade bem grande que eu não visitava meu blogue e também não postava nada. Aliás, às vezes a nossa criatividade nos deixa numa forca sem soluções, não é mesmo? 
    Estava ajeitando alguns trabalhos e vendo algumas coisa do ano passado quando encontrei textos que escrevi para duas disciplinas: geografia e biologia. Eles são bem simples. Vou postar pra dar uma refrescada nessa página inicial e não deixar o blogue mofar. Quem tiver alguma sugestão, por favor comente. Espero escrever bastante coisa ainda pra poder comparar com estes dois e alguns mais antigos assim como faço com as minhas poesias. 


 Somos Extraterrestres no próprio planeta
      Em razão dos altos preços dos domicílios do mercado imobiliário em regiões de aglomeração urbana, uma sofisticada gama de imóveis feitos propriamente sobre medida trazem a iniciativa de otimizar pequenos espaços. Cidades como Londres e Nova Iorque já adotam ideais como essa, de uma arquitetura organizada e consciente. É um conceito inovador e sustentável que evita que áreas ainda isoladas e protegidas sejam devastadas na natureza. Infelizmente é um fenômeno restrito e recentemente novo.
      A partir do momento em que são quebrados os limites que separam o ambiente humanizado da natureza primitiva geram-se diversos tipos de paisagens, as quais sofrem influência da inter-relação das partes constituintes de um mesmo processo histórico mundial.
   A expansão de cidades para áreas não preservadas, a chegada do homem em novos territórios, a imigração da área rural para os centros urbanos propicia o choque de ambientes que eram selvagens e tinham ecologia própria com o avanço humano.
     O surto do vírus Nipah, no Sudeste Asiático, o aumento na incidência da Malária em regiões amazônicas são consequências disso. Doenças infecciosas emergem das selvas para causar epidemias nas áreas urbanas. Uma possível solução seria a criação de áreas livres de interferência humana e novos meios para uma agricultura sustentável que não prejudique o solo ou a saúde da população.
     Problemas futuros podem, sim, ser evitados, bastam estratégias sustentáveis como aquelas em grandes metrópoles e que saibamos respeitar as barreiras entre a civilização e os princípios do planeta, uma vez intocados.


       
       DST: uma opção?
    Somos hoje capazes de escolher novos parceiros sexuais, sendo de ambos os gêneros, de acordo com nossas crenças, tabus ou superstições. Tal liberdade pode ser prejudicial se não tomarmos as devidas precauções e cuidados no momento agá. Clamídia, herpes e o crescente número de casos de HIV na população adolescente vem crescendo.
    No passado, não existiam métodos para prevenção de doenças venéreas e quando existiam eram mal difundidos. Como é possível, então, que atualmente o número de casos registrados dessa doença sejam maiores de os que registrados anteriormente?
    A conceitualização de DST em nosso cotidianos é bem mais divulgada em escolas e dentro do núcleo familiar, os registros eram centralizados nas cidades e muitas das pessoas infectadas em regiões rurais vinham a falecer pela falta de informação a respeito.
   Em tempos modernos, além de prevenir doenças do sexo os métodos, em sua grande maioria, são eficazes também como anticoncepcionais.
   Uma vez que a existência de altas pesquisas nesse campo permitiu com que a medicina criasse um tratamento e prevenção de uma grande número de DST, seria descuido ou talvez influências até mesmo religiosas que uma massa tão grande quanto descuidada de jovens das mais diversas gerações contraíssem as temidas venéreas.




Um comentário:

  1. Olá Gustavo. Ótima notícia, adorei visitar seu blog e ver que você não o abandonou.....
    Parabéns pelos textos e temos que propagar as novas gerações a não degradar áreas de preservação ambiental e conservar os recursos naturais. Já que muitas vezes, não fazemos a nossa parte....mas não podemos permitir que o erro se propague. Abraços

    ResponderExcluir